História da E.M.E.B.

História não é passagem do tempo por nós – é o nós passando pelo tempo!
Faço a História não só pela vontade, mas também com as opções que eu tenho perante as circunstâncias. Já venho sendo! Impossível esquecer o que já passou... carregamos conosco o que já passou. Ninguém faz a história sozinho!
A gente se eterniza na memória dos nossos.


TEREZINHA RIOS, São Bernardo do Campo, 2014.
Inauguração e denominação da escola 19/05/85 – área externa
A EMEB “Ondina Ignêz de Oliveira” foi construída em 1984, sendo inaugurada em 19 de maio de 1985. O terreno onde se localiza pertencia ao município e havia sido destinado para esta finalidade, desde o início
da construção do núcleo da PROCAP Programa da Casa Própria que foi desenvolvido no bairro denominado Jardim Cláudia. A sua construção veio ao encontro da necessidade da comunidade local e favoreceu outras localidades, já que naquela ocasião a EMEB Ondina Ignêz de Oliveira atendia crianças oriundas de outros bairros próximos.
A escola iniciou suas atividades em 19 de maio de 1985, contando na ocasião com 06 salas de aula. Em 1986, em virtude da solicitação apresentada pelas famílias, iniciou o atendimento à parte das crianças em período integral, sendo pioneira entre as escolas municipais de São Bernardo a prestar este acolhimento. Em 1987 ampliou o número de classes atendidas em período integral, passando a funcionar com duas turmas, mesmo número visto até 2016, quando cessou o atendimento do Semi no contra turno, devido à demanda notada em relação atendimento de crianças no horário regular na região e das novas propostas de acolhimento para esta modalidade, adotadas pelo município.
Inauguração e denominação - evento no pátio interno da unidade
Desde a sua inauguração, o bairro foi crescendo e sendo transformado pela ação de seus habitantes e da administração pública. Inserida neste meio, a unidade escolar também tem o seu espaço alterado pela atuação do tempo, da sua comunidade e da necessidade observada em cada período da sua existência. Algumas das mudanças mais significativas observadas são:


  • Construção da Biblioteca Escolar Interativa (B.E.I) em 2004: 
Foto: Biblioteca Escolar Interativa
Edificação que segue os padrões das bibliotecas construídas em todo município no período e ocupa espaço frontal na escola. Utilizado pelas crianças e funcionários da escola, para a realização de atividades relacionadas à leitura e difusão da cultura, além da realização de reuniões de diferentes segmentos da comunidade escolar.
Em 2016 o espaço é também reaberto para uso da comunidade, que realiza visita às terças-feiras das 08h00 às 08h30 e das 12h30 às 13h30.


  • A construção de mais duas salas de aula e dois banheiros em 2008:
Para atender a demanda crescente das matrículas, adequando o funcionamento das turmas, que durante algum tempo funcionaram em sistema de rodízio de salas, já que o número de turmas atendidas por período era superior ao número de salas de aula. Hoje a unidade conta com 08 salas de aula distribuídas ao redor de um pátio coberto central. 

  • A inauguração da quadra poliesportiva coberta em 2012:
Atendendo alunos da escola principalmente nas atividades de corpo e movimento e possibilitando a realização de atividades voltadas à comunidade do entorno, através de projetos como: o Programa de Bem com a Vida, que está vinculado diretamente com as UBS’s (Unidade Básica de Saúde). Por meio deste são realizadas práticas corporais todas as segundas-feiras a partir das 7:30 da manhã na quadra da unidade. O atendimento é gratuito e não há limite de vagas. 
O programa tem como objetivo desenvolver boas práticas alimentares, corporais e Projeto "De bem com a vida" de lazer, alinhadas com a ideia de espaço de convivência, informação e participação, visando a melhoria da qualidade de vida no município.
A quadra, além de servir para uso das turmas em atividades diárias de movimento, ainda é cedida gratuitamente para atividades relacionadas a assunto e interesse da comunidade, mediante requerimento na Secretaria de Educação e análise por parte da Associação de Pais e Mestres (APM) e Conselho de Escola, para ações pontuais ou projetos.